Parar de fumar regula os níveis de colesterol

As pessoas que deixam de fumar melhoram consideravelmente os níveis do bom colesterol, apesar do aumento do peso, aponta um estudo do Wisconsin School of Medicine and Public Health, em Madison, EUA, publicado no “American Heart Journal”.

Alguns pequenos estudos também têm demonstrado que fumar reduz o bom colesterol (HDL) e aumenta o mau colesterol (LDL). Para testar o impacto do tabagismo sobre os níveis de colesterol de forma mais rigorosa, e num cenário realista, os investigadores recrutaram mais de 1.500 fumadores, incluindo uma proporção de pessoas com excesso de peso e obesas.

O participante médio fumava cerca de 21 cigarros por dia antes do início do estudo. Depois de um ano, com os programas de cessação tabágica, 334 (36%) tinham conseguido parar de fumar. Os investigadores verificaram que aqueles que pararam de fumar experimentaram um aumento médio de cerca de 5%, ou 2,4 miligramas por decilitro (mg/dL), no colesterol HDL. Os ex-fumadores também experimentaram um aumento de partículas grandes de HDL, que são importantes para reduzir o risco de doença cardíaca.

Os efeitos foram ligeiramente mais evidentes nas mulheres. No entanto, não parecia importar quantos cigarros eram fumados no início do estudo: os que fumavam mais beneficiaram do mesmo modo que os que fumavam menos.

Fonte: Saúde na Internet

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …