Ovibeja arranca este sábado para mostrar “todo o Alentejo deste mundo”

Cerca de 300 mil visitantes são esperados na 24/a Ovibeja, o maior certame agro-pecuário do Sul do país que arranca sábado, em Beja, com mais de mil expositores para mostrar “todo o Alentejo deste mundo”.

Organizada pela Associação de Criadores de Ovinos do Sul (ACOS), a feira vai decorrer até 06 de Maio, no Parque de Feiras e Exposições da cidade.

Além de destino incontornável de uma “romaria” de políticos, entre líderes partidários, deputados e governantes, a Ovibeja é também palco habitual de vários colóquios sobre “assuntos na ordem do dia”.

Promovidos por diferentes entidades e com a participação de especialistas, a maior parte dos colóquios deste ano centra atenções no futuro da agricultura, pecuária e desenvolvimento rural.

Os produtos regionais certificados, o desenvolvimento sustentável, o futuro da Política Agrícola Comum (PAC) e da União Europeia e o novo quadro de apoios comunitários, que vai vigorar a partir deste ano e até 2013, são os temas em destaque.

As “relações” entre a agricultura, o ordenamento do território, o ambiente e as alterações climáticas são o tema da primeira discussão, domingo, às 14:30. As raças autóctones, como o porco alentejano e o bovino mertolengo, vão marcar os principais debates de segunda e quarta-feira.

A responsabilidade social das empresas e a estratégia nacional de tratamento e valorização dos resíduos agro-pecuários e agro-industriais são os outros temas em discussão quarta-feira.

O sétimo Seminário do Comité Nacional do Leite, dedicado ao futuro do sector dos pequenos ruminantes, e a apresentação do projecto INTERREG III LEGUMSOE, que visa o estudo das leguminosas secas do Sudoeste Europeu, dominam o programa de quinta-feira.

As questões europeias vão marcar os últimos debates da edição deste ano da Ovibeja, com o futuro da PAC e a evolução da União Europeia a dominarem as discussões de 04 de Maio.

As perspectivas para a agricultura e desenvolvimento rural no âmbito Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), que vai vigorar a partir deste ano e até 2013, vão ser discutidas dia 05 de Maio.

No capítulo dos contactos internacionais, a Ovibeja volta a organizar, quinta-feira, o já tradicional encontro de produções agrárias extensivas, que vai contar com vários representantes agrícolas portugueses e espanhóis.

Numa iniciativa inédita em Portugal, baseada no modelo de eventos formativos, a Ovibeja vai promover, a partir das 15:00 de sábado, “24 horas de Agricultura”, durante as quais várias equipas vão enfrentar, de forma ininterrupta, provas de gestão agro-pecuária.

Dedicado ao mundo rural e ao desenvolvimento regional, o certame concentra muitas outras actividades e, cumprindo o slogan que o acompanha há anos, os visitantes vão poder encontrar no recinto “todo o Alentejo deste mundo”.

Concursos e exposições de gado, aves e cães, demonstrações equestres, garraiadas, artesanato, gastronomia, vinho, azeite, enchidos, queijo e outros produtos certificados, espectáculos musicais, provas desportivas e exposições empresariais e institucionais preenchem o programa do certame.

Quanto à “banda sonora” do certame, que promete animar as “Ovinoites”, os destaques deste ano vão para os concertos dos portugueses The Gift (sábado), Viviane (domingo), Tony Carreira (segunda-feira) e X-Wife (quarta-feira). Seguem-se os Mind da Gap (dia 03), Fingertips (dia 04) e Pólo Norte (dia 05), além da actuação de tunas académicas, grupos corais alentejanos, folclóricos e populares.

Fonte: Lusa

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …