OMC: Europa não irá mais longe no dossier da agricultura, reafirma Mandelson

O comissário europeu do Comércio Exterior, Peter Mandelson, advertiu hoje os intervenientes nas negociações para a liberalização do comércio na Organização Mundial do Comércio (OMC) que a Europa não avançará mais no dossier agrícola.

Em véspera de uma reunião ministerial restrita da OMC, à margem do Fórum Económico Mundial de Davos, o negociador europeu pediu aos seus homólogos que sejam mais voluntariosos nas suas propostas.

Para Mandelson e para os 25 países europeus “que nunca foram tão unidos”, o dossier agrícola já não pode ser moeda de troca.

“Não podemos oferecer mais sobre a agricultura para esperar conservar os negociadores à volta da mesa”, declarou o responsável a alguns jornalistas.

“Não posso concluir um acordo no qual damos na agricultura e recebemos em troca uns papelinhos. Não é uma negociação, é uma capitulação”, acrescentou.

As outras partes devem agora esforçar-se mais, acrescentou, para conseguir encerrar o ciclo de negociações comerciais multilaterais iniciado em Doha em 2001 e em princípio destinado a favorecer o desenvolvimento mundial.

Fonte: Agroportal

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …