Obesidade mórbida associada a risco elevado de morte por gripe A

A obesidade mórbida está associada a um risco elevado de morte para os indivíduos infectados pelo vírus da gripe pandémica (H1N1) 2009, de acordo com uma base de dados de vigilância em saúde pública.

No estudo, que irá ser publicado na edição de 01 de Fevereiro de 2011, no “Clinical Infectious Diseases”, os investigadores constataram que a obesidade mórbida aumentava, em cerca de três vezes, o risco de morte devido à infecção pelo vírus H1N1.

Para o estudo, os investigadores liderados por Janice K. Louie, médica do Departamento de Saúde Pública da Califórnia, analisaram os dados de 500 adultos internados com H1N1 nos primeiros quatro meses de 2009 na Califórnia para verificar se a obesidade poderia ser um factor de risco para a mortalidade aumentada. Metade dos participantes internados e com mais de 20 anos eram obesos. A obesidade móbida ocorre quando o índice de massa corporal (IMC) atinge valores iguais ou superiores a 40.

Os dados foram recolhidos, entre 20 de Abril e 11 de Agosto de 2009, por profissionais da saúde e notificados aos departamentos de saúde locais, que, posteriormente, forneceram os dados ao Departamento de Saúde Pública da Califórnia. Durante este período, 50% das doenças gripais foram devidas à infecção pelo vírus H1N1. Os pacientes com menos de 20 anos de idade e as grávidas foram excluídos do estudo.

Em comunicado de imprensa, Janice K. Louie, conclui assim que “ os indivíduos extremamente obesos com índice de massa corporal igual ou superior a 40 devem ser vacinados anualmente contra a gripe. Estes “também devem consultar o seu médico se os sintomas iniciais da gripe se desenvolverem, para serem assim diagnosticados e tratados o mais rapidamente possível. Este facto é de especial importância se houver conhecimento que o vírus da gripe está em circulação na comunidade e a causar doença.”

A investigadora salientou ainda ser necessário prosseguir com esta investigação de forma a compreender por que pessoas extremamente obesas têm maior probabilidade de morrer da infecção pelo vírus influenza H1N1 de 2009.

Fonte: Saúde na Internet

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …