Obesidade fatal como fumar

A obesidade é tão fatal como o consumo de tabaco, concluiu um estudo publicado esta quarta-feira no “British Medical Journal”.

No entanto, um grupo de investigadores do Karolinska Institute, na Suécia, afirma que um adolescente obeso corre maior risco de morrer que uma pessoa que fume mais de dez cigarros por dia.

Os autores do estudo acompanharam, ao longo de 38 anos, a evolução de 45 mil homens desde os 18 anos medindo os índices de massa corporal e comportamentos de risco, entre os quais, o acto de fumar.

No período da investigação morreram 2897 indivíduos, cuja análise permitiu determinar que as pessoas com excesso de peso aos 18 anos tinham um maior risco de morte prematura em mais um terço, quando comparados com jovens com peso normal, enquanto os obesos corriam o dobro do perigo.

De acordo com os cientistas, a combinação do consumo de tabaco com o peso em demasia não apresentou grandes alterações, apesar de aumentar em cinco vezes a possibilidade de mortes prematura em relação aos jovens que não fumam nem são obesos.

A vice-presidente da Plataforma contra a Obesidade, Ana Rito, refere que esta investigação veio reforçar a importância de controlar a prevalência da obesidade, sublinhando que «as crianças com excesso de peso desenvolvem mais cedo o risco de terem patologias associadas, escreve o Diário de Notícias.

Fonte: DN e Confagri

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …