Obesidade associada a vários tipos de cancro

Investigadores da University of Oxford, no Reino Unido, publicaram um estudo de grande escala que mostra existir uma ligação entre a Obesidade das mulheres e a possibilidade destas desenvolverem cancro. O estudo foi publicado pela “British Medical Association” e debruçou-se sobre os casos de 45 mil pacientes, num total de um milhão de mulheres britânicas.

O trabalho, liderado por Gillian Reeves, aponta para que o excesso de peso produza 5% dos casos de cancro no país. “Estimamos que ter peso a mais ou ser obesa representa cerca de seis mil dos novos 120 mil casos de cancro entre mulheres de meia-idade ou mais idosas no Reino Unido”, explicou Reeves, citado pela BBC.

Este número, adiantou o investigador, não está distribuído de forma uniforme. Dois terços dos novos casos de cancro ligados à Obesidade são do Útero ou da Mama. Outra constatação é de que o excesso de peso não basta, mas este está também relacionado à idade da mulher. Por exemplo, o risco de Cancro da Mama surge com ligação à Obesidade apenas depois da menopausa.

Na semana passada, tinha sido publicado um outro estudo internacional com conclusões semelhantes. Entre os cancros potencialmente ligados ao excesso de peso contam-se o do Útero, Esófago, Fígado e Ovários, além de Leucemia e Cancro do Pâncreas, entre outros.

Fonte: Saúde na Internet

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …