Nozes melhoram reacção do organismo ao stress

Uma dieta rica em nozes e óleo de nozes pode preparar o corpo para lidar melhor com o stress, aponta um estudo da Pennsylvania State University, nos EUA, publicado no “Journal of American College of Nutrition”.

Em estudos anteriores, já tinha sido verificado que os ácidos gordos ómega-3, como o ácido alfa-linolénico encontrado nas nozes e sementes de linhaça, conseguiam reduzir as lipoproteínas de baixa densidade (LDL), o mau colesterol, bem como reduzir a proteína C-reactiva e outros marcadores inflamatórios.

Para o estudo, os investigadores analisaram 22 adultos saudáveis com colesterol LDL elevado. Todas as refeições e lanches foram fornecidos aos pacientes durante três períodos de seis semanas cada. Foi verificado que as nozes e o óleo de noz incluídos na dieta reduziram a pressão arterial em repouso e a pressão arterial em resposta ao stress, mas a adição de óleo de linhaça na dieta de noz não reduziu ainda mais a pressão arterial. Para que o efeito de stress fosse aferido, os voluntários foram obrigados a apresentar um discurso público ou a colocarem os pés em água fria.

Apenas alguns dos participantes foram também submetidos a ultra-sonografia vascular, para medir a dilatação da artéria. Os resultados mostraram que a adição de óleo de linhaça na dieta de noz melhorou significativamente a saúde vascular. A dieta de linhaça e nozes também reduziu a proteína C-reactiva, indicando um efeito anti-inflamatório.

Fonte: Saúde na Internet

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …