Mozzarella: Comissão Europeia satisfeita com medidas adoptadas pelas autoridades italianas

A Comissão Europeia declarou-se hoje “satisfeita” com os progressos atingidos pelo Governo italiano para impedir que o queijo mozzarella que contém dioxinas seja comercializado, e “não vê razão para tomar outras medidas a nível europeu na presente fase”, de acordo com um seu porta-voz.

A Comissão foi informada que foram intensificadas as acções de controle em Campania, que mais inspecções estão a ser feitas nos estabelecimentos onde a dioxina foi encontrada, e que verificações sistemáticas estão a ser efectuadas em todas as indústrias leiteiras da Campania, com particular ênfase nas Províncias de Caserta, Napoli e Avellino.

As autoridades italianas pediram apoio à Comissão para identificar a rede de laboratórios que devem fazer os testes específicos. Ambas as partes estão empenhadas em aprofundar as discussões técnicas para afinar o programa de controle.

Ontem, Bruxelas chegou a ameaçar Roma com um embargo do queijo mozzarella caso as autoridades locais não disponibilizassem informação complementar sobre as medidas de salvaguarda entretanto adoptadas para evitar o consumo de determinados tipos de queijo contaminados com dioxinas cancerígenas.

Fonte: Agroportal

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …