Mozzarella: ASAE vai recolher amostras de queijo no mercado português para análise

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) vai recolher hoje no mercado português amostras das várias marcas de queijo italiano mozzarella para verificar se contêm dioxinas, disse à agência Lusa fonte da secretaria de Estado do Comércio.

As autoridades italianas informaram que foram detectadas taxas de dioxinas superiores ao normal em lotes de queijo mozzarella produzido com leite de búfala.

Fonte da Secretaria de Estado do Comércio adiantou hoje à agência Lusa que a ASAE vai começar hoje a recolher amostras de queijo mozzarella no mercado, para ver se os que estão à venda em Portugal estão contaminados.

“Apesar de não haver qualquer aviso na rede de alerta da União Europeia, vamos por precaução recolher as amostras de queijo para análise como medida de precaução”, adiantou ainda a mesma fonte.

As autoridades italianas indicaram que a toxina em excesso foi detectada em 25 dos 130 produtores de mozzarella inspeccionados.

Os lotes contaminados foram localizados na região de Campania (no sul de Itália e perto da cidade de Nápoles) em 23 estabelecimentos detidos por quatro sociedades produtoras.

A Itália produz 33.000 toneladas de mozzarella por ano e conta com cerca de 250.000 búfalas que produzem leite destinado à produção daquele queijo, fabricado em 80 por cento na Campania.

Cerca de 16 por cento da produção total da mozzarella de búfala é para exportação.

O Japão e a Coreia do Sul foram os primeiros países a suspenderem provisoriamente as suas importações de queijo mozzarella.

Fonte: Agroportal

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …