Luxo põe vacas a dar mais leite

Alimentação cuidada, massagens, pedicure e sistema informático – há do melhor na quinta em Ladoeiro, Idanha-a-Nova. Há 15 anos, em sociedade com o veterinário Álvaro Lopes, o empresário Manuel Rito lançou um novo conceito de vacaria, em que os animais, hoje 1300, são tratados com todos os luxos para que possam concentrar-se apenas na sua função: produzir leite.

Os “mimos” vão desde a alimentação, baseada numa fórmula de ração própria desenvolvida pelos responsáveis da quinta, até pormenores de conforto como chão almofadado para que as vacas possam deitar-se confortavelmente, ventiladores com uma espécie de chuveiro, para as refrescar no Verão, e manjedouras de aço inoxidável para a comida manter melhor qualidade durante mais tempo. Há ainda ‘serviços’ de pedicure – em que as vacas passam as patas por uma solução destinada a desinfectar e endurecer os cascos – e de massagens, feitas por escovas automáticas que rodam de cada vez que os animais se encostam.

Tudo serve um único propósito, explica Manuel Rito: “Produzir leite da melhor qualidade. Antigamente, apenas havia a preocupação de alimentar os animais, mas hoje em dia exige-se mais deles e, por isso, temos de dar mais qualquer coisa em troca também.”

Fonte: Correio da Manhã

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …