Londres e Paris já têm vacinas contra a Gripe A

Os governos britânico e francês anunciaram hoje, quinta-feira, que receberam as primeiras doses da vacina contra a Gripe A.

O Ministério da Saúde britânico anunciou que recebeu as primeiras doses da vacina para combater o vírus H1N1, estando à espera de uma autorização para começar o processo de distribuição e vacinação.

A vacina foi fornecida pela empresa farmacêutica norte-americana Baxter, mas “ainda não passou pelo processo de autorização”, indicou uma porta-voz do ministério.

O fármaco deverá receber a autorização no início de Outubro “se tudo correr sem problemas”, acrescentou a mesma fonte.

A ministra da Saúde francesa, Roselyne Bachelot, também anunciou hoje a recepção das primeiras doses da vacina.

Roselyne Bachelot escusou-se a adiantar o número exacto das doses “por motivos de segurança”, referindo, no entanto, que o orçamento total para os quatro laboratórios fornecedores da vacina é de “mil milhões de euros”.

A par dos laboratórios confirmados anteriormente pelo governo de Paris (o francês Sanofi-Pasteur, o suíço Novartis e o inglês GlaxoSmithKline), a ministra afirmou que a França também efectuou um pedido à farmacêutica norte-americana Baxter.

França, com 94 milhões de doses compradas, é o país da União Europeia (UE) que reservou mais vacinas até agora, estando a planear vacinar toda a população.

Segundo as previsões da Organização Mundial de Saúde (OMS), a vacina contra a gripe A só começaria a ser disponibilizada pelos laboratórios em Setembro.

Fonte: Diário Digital

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …