Língua Azul: Casos de Primavera surgem mais cedo

Na União Europeia (UE) foram detectados dois focos de língua azul na semana passada, um do serotipo oito, em Itália e um segundo caso na Republica Checa.

No Reino Unido a doença afecta actualmente 122 explorações e os especialistas estão também preocupados com o adiantamento dos novos casos de Primavera, sendo que no ano passado, o primeiro foco desta estação decorreu em finais de Maio, na Alemanha.

A questão mais importante é saber se são reaparições do ano passado ou novos focos, adiantando o Agrodigital, que o foco do serotipo oito, detectado em Itália, concretamente em Verona, não corresponde a um vírus que tenha sobrevivido ao Inverno, dado que as autoridades italianas o notificaram à Organização Mundial da Sanidade Animal (OIE) como um novo caso, para além de que em 2007 os casos registados de língua azul não eram do serotipo oito.

Um grupo de investigadores belgas e britânicos elaboraram um interessante artigo, no qual indicam que o reaparecimento da presença do respectivo vírus no norte de França, Bélgica, Luxemburgo, Holanda e Alemanha, durante 2007 e o aparecimento dos primeiros casos na Suíça, Reino Unido, Dinamarca e Republica Checa, bem que poderão ser um sinal da capacidade e sobrevivência do vírus entre as estações do ano.

Os cientistas formularam várias hipóteses para explicar a habilidade do vírus para sobreviver ao Inverno mediante a persistência com vectores adultos que são capazes de resistir à transmissão através do vector ou por infecção persistente ou prolongada em hospedeiros vertebrados.

Fonte: Agrodigital e Confragi

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …