Levantadas restrições ao uso de água

A Comissão de Gestão de Albufeiras levantou as restrições ao uso de água que se mantinham nalguns locais, devido à evolução favorável das reservas armazenadas, excepto em sete casos, revelou esta quarta-feira o Instituto da Água (INAG).

A decisão foi tomada terça-feira após uma reunião em que a comissão concluiu que a situação está normalizada, excepto nos casos das albufeiras para abastecimento urbano de Vale Ferreiros (Torre de Moncorvo), Fonte Longa (Carrazeda de Ansiães) e Peneireiro (Vila Flor) e das albufeiras de fins múltiplos de Roxo e de fim único de Fonte Serne, no que se refere à componente de rega.

“É um rescaldo da seca. Se não tivesse havido seca, não havia todas estas preocupações porque mesmo em anos normais, existe pontualmente a necessidade de fazer restrições nalguns locais”, afirmou o responsável do INAG, Adérito Mendes.

O director dos serviços de planeamento acrescentou que, nos municípios transmontanos onde subsistem alguns problemas a nível do abastecimento, estão em curso planos de contingência e medidas para repor a normalidade até ao Verão.

Apesar deste levantamento, a comissão recomenda que se deve manter o uso eficiente da água como prática corrente em todas as condições hidrometeorológicas.

Fonte: Correio da Manhã

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …