Leite enriquecido em Ómega 3 previne doenças cardiovasculares

Estudos apresentados por um investigador da Estação Experimental de Zaidín espanhola revelaram que a substituição de gordura saturada do leite por Ómega 3 e ácido oléico é mais saudável. A investigação tratou-se de uma intervenção nutricional em pessoas saudáveis e em doentes cardiovasculares.

Essa investigação conseguiu demonstrar efeitos benéficos nestas populações, explica o cientista responsável pela pesquisa Eduardo López-Huertas. Os resultados publicados nas revistas Clinical Nutrition e The Journal of Nutrition demonstram que o consumo de leite enriquecido com ácido gordos; Ómega 3 e oleico, reduz o colesterol entre seis e 16 por cento, e os trigliceridos elevados.

Segundo López-Huertas, «são muitos os estudos que já comprovaram os benefícios da dieta mediterrânica e do peixe, mas nos últimos anos tem-se verificado um afastamento deste padrão nutricional saudável em prol da comida rápida».

A dieta e o actual estilo de vida urbano exercem uma enorme influência no desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como o colesterol total; o LDL, considerado o mais elevado, o HDL, classificado como o bom e os triglicéridos presentes no sangue. A hipertensão, as diabetes, o tabagismo, a obesidade e o sedentarismo, assim como o consumo elevado de gorduras, são outros factores que exercem uma grande influência no aparecimento daquelas doenças.

Segundo a Agencia Europeia de Segurança Alimentar, a substituição da gordura na dieta por ácido oléico e polinsaturados demonstrou reduzir o risco de doenças cardiovasculares mediante a diminuição de colesterol.

Avaliando o facto das doenças cardiovasculares estarem associadas à dieta humana, na qual o principal produto de consumo é o leite, foram muitos os estudos desenvolvidos para melhorar este produto alimentar. Nos últimos anos, a tecnologia alimentar tem desenvolvido métodos para produzir produtos lácteos com quantidades reduzidas de gordura saturada, a favor dos ácidos gordos.

Fonte: Anil

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …