Café diminui danos no fígado decorrentes da hepatite

A ingestão diária de algumas chávenas de café poderá ajudar a travar a progressão da doença do fígado associada com a infecção prolongada pelo vírus da hepatite C, sugere um estudo publicado na revista “Hepatology”.

A hepatite C é uma infecção viral geralmente transmitida através do contacto com sangue infectado – na maioria das vezes, através da partilha de agulhas contaminadas – embora um pequeno número de casos seja transmitido através de relações sexuais ou transmitido de mãe para filho, durante o parto.

Só uma minoria dos doentes consegue eliminar o vírus logo após a infecção. Efectivamente, em 85% dos casos, a doença torna-se crónica, ocorrendo danos no fígado, como a cirrose e, em algumas situações, cancro do fígado.

Para este estudo, os investigadores do National Cancer Institute, nos EUA, acompanharam 766 indivíduos que sofriam de hepatite C. Todos os pacientes estavam a ser tratados com fármacos anti-virais, nomeadamente peginterferão e ribavirina, sem, no entanto, terem conseguido debelar a infecção.

Os investigadores constatam que, em comparação com aqueles que não ingeriam café, os pacientes que bebiam três chávenas de café por dia tinham uma probabilidade 30% menor de a doença progredir. Aqueles que bebiam três ou mais chávenas por dia apresentaram um risco 53% menor de progressão da doença.

De acordo com o líder do estudo, Neal D. Freedman, existem várias formas de o café ajudar a proteger o fígado. Uma delas tem a ver com o facto de o café ser composto por vários elementos antioxidantes, os quais podem proteger o fígado contra as substâncias nocivas para o organismo denominadas “espécies reactivas de oxigénio”.

No entanto, uma vez que que o café é composto por mais de 1.000 compostos químicos, os autores do estudo defendem que é necessário prosseguir com mais investigação, de forma a averiguar como o café consegue efectivamente proteger o fígado.

Fonte: Saúde na Internet

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …