Leite: 20 ME para apoiar sector

O sector leiteiro tem, a partir desta segunda-feira, uma linha de crédito para financiar projectos, anunciou o ministro da Agricultura, durante uma visita à Feira anual da Trofa.

Além de um já anunciado envelope de 20 milhões de euros por ano «para ajudar o sector a ganhar competitividade», Jaime silva confirmou que a medida é para aprovar até à Páscoa, de forma a estar a funcionar em Janeiro» de 2010.

Estes apoios destinam-se a compensar os prejuízos já previstos para 2015, com o fim das quotas leiteiras, decidida em 2013, uma situação sobre a qual o ministro da Agricultura sossega, sublinhando que «não há que ter medo da concorrência».

«Temos até 2015 para ganhar competitividade. Com o fim das quotas muitos pensam que este é um sector condenado. Mas vamos mostrar que somos capazes de produzir para o nosso consumo e, inclusive, para exportar», disse Jaime Silva, para quem disputar o mercado com produtores externos deverá «passar por haver empresas no sector leiteiro ambientalmente competitivas».

O governante salientou outra política do seu ministério, como o apoio a investimentos na área das energias renováveis e que promovam a eficiência energética no âmbito das explorações agrícolas, que será para todos os sectores e está fixada em 30 milhões de euros.

Este valor vai permitir financiar, a fundo perdido, metade das despesas de cada agricultor com equipamentos como painéis solares e outros «sistemas de gestão de energia ou de redução da factura energética», cujas candidaturas vão decorrer até ao final do mês de Março.

Jaime silva afirmou ainda que acabaram os atrasos nos pagamentos das ajudas, e que no ano passado o Governo pagou «mais de 300 milhões de euros de apoios ao investimento», respondendo desta forma às denúncias do líder do CDS/PP, Paulo Portas.

Fonte: Jornal de Notícias

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …