Há vacina contra a gripe das aves

A Agência Europeia de Medicamentos (EMEA) – autoridade no espaço europeu do medicamento – aprovou, a 14 de Maio, a primeira vacina pré-pandémica para humanos contra o vírus da gripe das aves H5N1.

A nova vacina pré-pandémica licenciada pela EMEA tem o nome de Prepandrix. Uma das maquetas de vacina também aprovada chama-se Pandemrix e os medicamentos são ambos da multinacional GlaxoSmithKline.

A vacina pré-pandémica é eficaz contra o vírus H5N1, que circula actualmente e que já causou a morte a 241 indivíduos desde 2003 em vários países asiáticos, num total de 383 pessoas infectadas, segundo os dados mais recentes da Organização Mundial de Saúde .

A subdirectora-geral da Saúde, Graça Freitas, disse ao CM ser de grande importância a nova vacina contra o vírus da gripe das aves que, prevê-se, irá causar uma pandemia (epidemia global) no futuro, dentro de seis meses ou seis anos. “A nova vacina é um avanço científico óptimo, porque se revelou eficaz contra o vírus H5N1”, afirmou Graça Freitas explicando, porém, ser por enquanto “prematuro” Portugal adquirir a vacina pré-pandémica. Marta Breyner, relações públicas do GlaxoSmithKline, afirmou que a nova vacina “é aconselhada em caso de uma pandemia iminente e a maqueta abrevia o tempo de produção de uma vacina, apenas lhe falta a estirpe do vírus que irá mudar”.

Já no dia 20 de Maio, a EMEA aprovou três maquetas de vacina (adjuvantes), que serão usadas no fabrico de uma futura vacina quando o vírus sofrer uma alteração (mutação) e passar a ser uma infecção de fácil contágio de pessoa para pessoa. Existem ainda duas outras maquetas de vacina – a Daronrix (também da GlaxoSmithKline) e a Focetria (da Novartis) – e são maquetas, porque contêm as substâncias que fazem desencadear a resposta imunitária do organismo mas não contêm a estirpe do vírus.

APONTAMENTOS

MAIORES DE 18 ANOS

A Prepandrix destina-se a maiores de 18 anos. Ensaios clínicos não incluíram menores.

ENSAIOS EM CRIANÇAS

O laboratório Glaxo inicia em breve ensaios clínicos com crianças para testar uma nova vacina.

VACINA VETERINÁRIA

Existe já uma vacina contra o H5N1 destinada a aves.

NÃO COMERCIALIZADA

A Prepandrix não está, por enquanto, à venda.

Fonte: Correio da Manhã

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …