H5N1: Novos casos em Holton

Novos casos de gripe aviária foram encontrados na fábrica da Bernard Matthews, em Inglaterra. De acordo com o canal de televisão Sky News, o vírus foi encontrado em três edifícios da empresa, localizados em Holton, onde na semana passada o H5N1 foi detectado em várias aves. No entanto, acreditava-se que a infecção estava controlada em apenas um dos edifícios da quinta onde trabalham 429 portugueses. As aves produzidas pela Bernard Matthews estão divididas em 22 edifícios e pensa-se agora que quatro destes estão infectado. Até à hora de fecho desta edição ainda não havia informação sobre portugueses directamente afectados pela nova vaga de infecções.

A notícia foi confirmada pelo departamento do Governo para o ambiente, comida e assuntos rurais (Defra) e surge numa altura em que se discute a origem do vírus. Suspeita-se que o H5N1 possa ter chegado a Norfolk numa encomenda de carne recentemente importada da Hungria, onde a própria Bernard Matthews tem uma quinta de produção. O caso está a ser investigado pela Defra e, entretanto, a empresa que está a cooperar com as investigações cancelou voluntariamente todos os movimentos de aves entre o Reino Unido e a Hungria.

Esta nova vaga de infecções vem trazer uma nova onda de receios à comunidade portuguesa local que, na sua maioria, trabalha para a indústria aviária. “As coisas pareciam estar a voltar à normalidade mas esta notícia pode vir a gerar um pânico geral nos trabalhadores portugueses que poderão recear pela sua saúde”, defendeu Adriano Guedes, representante do Sindicato Geral de Trabalhadores britânico (GMB), em conversa com o JN. “Não me surpreenderia se houvesse pessoas a quererem fugir daqui”, acrescentou.

Esta semana, os trabalhadores portugueses regressaram aos seus postos, no entanto, o sentimento de insegurança mantém-se. “O pessoal está a trabalhar mas com um pouco de pânico porque, na opinião da maioria dos portugueses, a fábrica deveria estar de quarentena durante algum tempo”, contou ao JN um funcionário que não se quis identificar.

Fonte: Jornal de Notícias

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …