Gripe das Aves: UE Apoia Plano de Vigilância em Portugal com 71.600 Euros

A União Europeia (UE) vai co-financiar com 71.600 euros o programa de vigilância da gripe das aves em Portugal para os próximos 11 meses, anunciou hoje em Bruxelas a Comissão Europeia.

A proposta do executivo comunitário de co-financiar até 50 por cento os planos nacionais de vigilância da doença foi hoje aprovada pelo Comité Permanente da Cadeia Alimentar e da Saúde Animal.

A UE vai assim destinar um total de 1,96 milhões de euros aos 25 Estados-membros para co-financiar, durante o período entre 01 de Fevereiro e 31 de Dezembro deste ano, os respectivos programas de vigilância aprovados, que contemplam o número de amostras em aves domésticas e selvagens que devem ser avaliadas e o tipo de testes que devem ser efectuados.

A União Europeia já destinara 884 mil euros aos últimos planos de vigilância, levados a cabo entre Julho de 2005 e Janeiro de 2006, período durante o qual foram realizados 360 mil testes em aves domésticas e selvagens por todo o território comunitário.

O Comité Permanente da Cadeia Alimentar e Saúde Alimentar decidiu também hoje apoiar a decisão da Comissão de suspender a importação de penas não tratadas de países terceiros até ao final de Julho de 2006, tendo em conta “a rápida expansão da gripe das aves nos últimos meses e o risco elevado actual de a doença se espalhar”.

Bruxelas explica que esta medida foi tomada com base numa advertência da Autoridade de Segurança Alimentar da UE de “que as penas devem ser correctamente tratadas antes de serem comercializadas, para reduzir o risco da gripe das aves que está a ser espalhado através das penas e das peças feitas de penas”.

O vírus H5N1 da gripe das aves, a estirpe mais patogénica, causou a morte a cerca de 90 pessoas desde 2003, sobretudo na Ásia, Turquia e norte do Iraque.

A sua presença foi descoberta pela primeira vez na semana passada em países da União Europeia, nomeadamente na Itália e na Grécia, e confirmada hoje na Alemanha.

Até ao momento não foi registado qualquer caso humano de gripe das aves na União Europeia.

Fonte: Lusa

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …