Gripe das Aves: Proibição de importação de aves cativeiro prolongada até Março

A proibição de importação de aves em cativeiro, em vigor na União Europeia desde Outubro de 2005 no quadro da luta contra a g ripe das aves, vai ser prolongada até Março de 2007, anunciou hoje a Comissão Europeia. Em comunicado, o executivo comunitário indica que a sua proposta de prolongar a proibição por mais três meses foi hoje apoiada pelo Comité Permanente da Cadeia Alimentar e da Saúde Animal (EFSA), no qual têm assento especialistas veterinários dos “Vinte e Cinco”.

Bruxelas explica que não tencionava prolongar a proibição, mas que precisa de mais tempo para avaliar as medidas a tomar de modo a tornar mais seguras as importações de aves vivas no futuro, estando para tal a avaliar um documento elaborado pela EFSA que indica riscos e aponta soluções.

A Comissão Europeia sustenta que, dada a situação global da gripe das aves, foi considerado necessário manter a actual proibição de importações até que as novas medidas de protecção sejam postas em prática.

A proibição de importar pássaros em cativeiro foi aplicada em Outubro de 2005 depois de se ter detectado no Reino Unido um papagaio importado do Suriname (América Latina) infectado com o vírus H5N1.

Fonte: Agroportal

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …