Gripe das Aves: Primeiro caso na Grécia, precisos 7 a 8 dias para isolar vírus

O ministro da Agricultura grego, Evangélos Bassiakos, anunciou que serão necessários “sete ou oito dias” para isolar e conhecer a natureza exacta do vírus da gripe das aves detectado pela primeira vez hoje na Grécia.

As autoridades gregas anunciaram hoje a descoberta de um primeiro caso da gripe das aves numa exploração de perus na pequena ilha de Inusses, ao lado de Hios, junto à costa da Turquia.

A descoberta colocou as autoridades sanitárias e agrícolas do país em estado de alerta, mas, como disse o ministro, “antes de sete ou oito dias, considerado o tempo necessário para isolar o vírus, ninguém pode falar do vírus da gripe” potencialmente transmissível ao homem – o H5N1.

Uma amostra do vírus, de um sub-tipo H5, foi enviado para um laboratório de Salónica, no norte do país, especializado neste tipo de vírus para a região dos Balcãs, indicou em conferência de imprensa Bassiakos, precisando que apenas uma amostra de sangue, extraído de nove aves vivas de duas explorações de perus da ilha de Inusses, próxima da ilha de Hios, apresentou resultados positivos aos anti- corpos da gripe das aves.

O titular da Agricultura anunciou igualmente uma primeira série de medidas tomadas pela câmara de Hios para a ilha de Inusses, destinadas a proceder à vigilância da região, ao registo das aves e à limitação da sua exploração.

A câmara proibiu, nomeadamente, “o transporte de pessoas, veículos, aves, animais, de carne e de alimentação para animais, bem como a saída de ovos das explorações”.

A desinfecção obrigatória das entradas e saídas de edifícios de explorações agrícolas, o registo de aves da ilha e o respectivo exame clínico, fazem ainda parte das várias medidas tomadas pela câmara de Hios.

A Comissão Europeia já está, entretanto, a analisar a possibilidade de proibir a circulação de aves da região grega de Hios, após a identificação do primeiro caso suspeito de gripe das aves num país da UE.

“A Comissão Europeia foi hoje informada pelas autoridades veterinárias gregas de um caso suspeito de gripe das aves na ilha de Inusses, perto de Hios, com base num teste serológico que provou a presença de anticorpos H5 da gripe das aves”, indicou a Comissão em comunicado.

Neste sentido, prossegue o texto, “a Comissão prepara uma decisão de protecção visando proibir a circulação de aves vivas e de produtos derivados de aves da zona infectada”.

Fonte: Agroportal

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …