Gripe das Aves: Portugal quer ajudas da Comissão Europeia para apoiar produtores

Portugal pediu à Comissão Europeia para apoiar os produtores que tenham de matar e armazenar aves suspeitas de terem gripe, que precisem fazer escoamento de stocks e para promover campanhas que expliquem os riscos da doença.

O pedido, não formal, foi feito no último Conselho Europeu de Ministros da Agricultura, realizado este mês, disse à agência Lusa o assessor do ministro da Agricultura.

Mário Ribeiro acrescentou que a proposta de Portugal foi feita na sequência de várias solicitações que os Estados-membros da União Europeia têm enviado à Comissão Europeia, mas que a decisão só será conhecida na próxima reunião dos ministros, agendada para 20 de Abril.

Entretanto, e para fazer face à crise decorrente da gripe das aves, o Ministério da Agricultura aprovou uma medida que faz com que os proprietários de explorações avícolas possam adquirir cereais da Hungria para fazer rações para as aves com preços 20 por cento mais baixos do que os preços de mercado.

Esta medida está em vigor há cerca de um mês, sublinhou.

A comissária europeia para a Agricultura, Mariann Fischer Boel, propôs hoje que a Comissão Europeia conceda ajudas comunitárias ao ramo avícola devido à diminuição do consumo e dos preços da carne e ovos provocada pela crise das aves, co-financiando metade dos apoios a distribuir pelos Estados aos seus produtores.

Posição que Portugal contesta, já que isso poderia levar à diferentes apoios por parte dos Estados e, consequentemente, à deturpações das regras de concorrência.

De acordo com a Comissão Europeia, o consumo de aves e ovos diminuiu “drasticamente” em alguns Estados-membros, designadamente 70 por cento em Itália e entre os 20 e os 30 por cento em Portugal.

Fonte: Agroportal

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …