Gripe das aves: Organização Saúde Animal apela vacinação aves nos países pobres

A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) recomendou a vacinação das aves de criação nos países mais pobres e sem capacidade para controlar a disseminação da infecção da gripe das aves nos animais.

Nas vésperas de uma conferência internacional sobre a matéria, em Genebra, a OIE alertou para a “urgência” em combater a infecção da gripe das aves em animais de criação para “prevenir uma potencial pandemia em humanos”.

Entre as medidas a tomar, a OIE recomendou a vacinação em massa das aves de criação nos países mais pobres, “que têm claramente dificuldades importantes no controlo da doença nos animais desde que esta se tornou endémica”.

“Ninguém está em posição de calcular a probabilidade matemática do aparecimento de uma pandemia em humanos, mas sabe-se que esta hipótese está claramente relacionada com as quantidades de vírus que circulam nos animais, em todo o mundo”, sublinha um comunicado do director-geral da OIE, Bernard Vallant.

A estirpe viral H5N1, responsável pela actual infecção da gripe das aves, surgiu há dois anos no sudeste asiático e tornou-se endémica em vários países da região, “que não possuem instrumentos e recursos adequados para tomar as medidas necessárias ao seu controlo e erradicação”, assinala a organização.

A OIE acrescenta que esta estirpe só “raramente está presente em criações de aves industriais” e afecta “nas zonas rurais, os animais de criação” mais susceptíveis de estarem em contacto com aves selvagens infectadas.

A OIE vai apresentar em Genebra um plano de acção urgente contra a infecção, em conjunto com a agência das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), cujo custo estimado é de 500 milhões de dólares (423 milhões de euros).

Os países ricos mobilizaram milhares de dólares para se prevenirem contra uma eventual epidemia no homem da gripe das aves, susceptível de ocorrer se o vírus sofrer uma mutação e se tornar transmissível entre humanos.

Desde 2003 a doença infectou 122 pessoas no sudeste asiático, das quais 62 morreram.

Fonte: Agroportal

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …