Gripe das Aves: OMS Diz que Doença Está “Circunscrita” na Turquia

A Organização Mundial de Saúde (OMS) considerou hoje que deve ser evitado o pânico na sequência das mortes por gripe das aves anunciadas na Turquia, apesar da doença estar agora “às portas da Europa”.

A infecção está “circunscrita numa província” do leste da Turquia onde houve uma contaminação aviária e “não há razão para pânico supérfluo”, declarou à imprensa Fadela Chaib, porta-voz da OMS, que disse não ter ainda confirmação oficial turca de um terceiro óbito.

Segundo o médico-chefe do Hospital de Van (leste), uma rapariga de 11 anos que estava a ser tratada desde sábado morreu esta madrugada, elevando para três o número de casos fatais de gripe das aves na Turquia.

A rapariga pertencia a uma família de quatro irmãos e irmãs tratada a sintomas semelhantes aos da gripe das aves.

De acordo com Chaib, só “na próxima semana, se tudo correr bem”, serão conhecidos os resultados de análises feitas num laboratório londrino para saber se o vírus em causa é o H5N1 da gripe das aves.

Uma equipa de cinco peritos da OMS em virologia, epidemiologia e laboratórios chegou a Ancara e é aguardada ainda hoje em Van, disse a porta-voz.

“A primeira hipótese de trabalho é que as crianças tocaram e brincaram com frangos doentes, tendo sido infectados dessa maneira”, afirmou Fadela Chaib.

“Mas (os peritos) vão tentar também saber se estamos perante um primeiro caso de transmissão entre humanos, que seria o início de uma epidemia de gripe”, indicou.

Os peritos ajudarão as autoridades locais a tomar as medidas necessárias para que o pessoal de saúde em contacto com os doentes não seja por sua vez contaminado.

Quanto ao número de casos suspeitos tratados em Van, a OMS diz que são 18, na sua maioria crianças entre os 6 e os 15 anos, segundo a porta-voz.

Na quinta-feira a OMS considerou “provável” que as primeiras duas mortes registadas na Turquia, um rapaz e uma rapariga irmãos, fossem devidas ao vírus H5N1 da gripe das aves.

Os dois jovens, falecidos respectivamente no domingo e na quinta-feira, foram os primeiros casos mortais de seres humanos causados por gripe das aves fora do Extremo-Oriente, onde a doença matou cerca de 70 pessoas desde 2003.

Fonte: Lusa

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …