Gripe das Aves: Maioria dos infectados já morreu, diz OMS

A maioria das pessoas que, desde 2003, foram infectadas pelo vírus da gripe das aves (H5N1) morreu, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), que apelou a um maior esforço de vigilância e coordenação internacionais adequadas.

O responsável da OMS para a Europa, Marc Danzon, esteve no início da mês na Turquia – onde este ano foram infectadas quatro pessoas com o H5N1, duas das quais já morreram – e, numa carta enviada aos ministros da Saúde europeus, sublinhou que «só a partilha de informações entre laboratórios e centros de vigilância nacionais pode criar uma rede de observação eficaz do comportamento do vírus e garantir o sucesso no combate à pandemia».

Na missiva, divulgada pelo Portal da Saúde português, Marc Danzon confirma que a ocorrência de casos de infecção por gripe aviária em humanos na Turquia é «preocupante», mas que a OMS tomou já as providências necessárias para ajudar a melhorar a eficácia da resposta à pandemia.

O responsável pela OMS frisou que «o Departamento Europeu da OMS tomou acções imediatas para ajudar as autoridades turcas a conter o surto da gripe aviária entre a população», nomeadamente através do envio de equipas de especialistas e do apoio de laboratórios e instituições parceiras, como a Food and Agriculture Organization (FAO) e a World Organization for Animal Health.

«As medidas serviram para intensificar a vigilância epidemológica, melhorar o diagnóstico em laboratório e o controlo da infecção e sensibilizar a população para a ameaça», prossegue o responsável.

No caso dos países vizinhos, o Departamento Europeu da OMS reforça as recomendações para «a elaboração de planos de contingência apropriados, admitindo enviar peritos a países como Arménia, Arzebeijão, Geórgia, Roménia e Ucrânia ou outros países que requisitarem».

Desde 2003, foram infectadas 152 pessoas com o vírus H5N1, das quais 83 acabaram por falecer.

No Camboja morreram as quatro pessoas que fora infectadas com o vírus da gripe das aves, na China morreram sete das dez infectadas, na Indonésia morreram 14 das 19 que contraíram o vírus, na Tailândia faleceram 14 das 22 infectadas, na Turquia morreram dois dos quatro infectados e no Vietname o H5N1 foi a causa de morte de 42 das 93 pessoas infectadas.

Fonte: Diário Digital

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …