Gripe das Aves: Especialista Diz Que Melhor Prevenção é a Higiene

A melhor prevenção contra uma eventual pandemia de gripe das aves é bastante simples: lavar as mãos e cobrir a boca ao espirrar. Quem o diz é Sian Griffiths, directora da Escola de Saúde Pública da Universidade Chinesa de Hong Kong e que fez parte da comissão internacional de especialistas que examinou as falhas cometidas em Hong Kong durante a epidemia da Síndrome Respiratória Aguda Grave que, em 2003, matou 300 pessoas no território e 800 em todo o mundo.

Em entrevista à Reuters, a especialista realçou que «é realmente básico, mas trata-se de um vírus que se espalha como qualquer outro».

Sian Griffiths aproveitou a ocasião para alertar que não será necessariamente o vírus H5N1 que provocará a próxima pandemia de gripe no mundo, que já é aguardada há tempos por especialistas. «Não sabemos se a pandemia de gripe se espalhará a partir da gripe das aves, do H5N1. Postula-se isso, mas não sabemos», afirmou. Portanto, defendeu, é necessário adoptar «princípios básicos de prevenção» que, na sua opinião, têm de «começar na comunidade agrícola, porque sabemos que é a difusão entre animal e homem a causa dos novos vírus».

Fonte: Reuters e Confragi

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …