Gripe das Aves: DGV abateu cerca de nove mil frangos em Mafra, acção prossegue 4ª feira

O abate dos 16.000 frangos na exploração que há uma semana ficou sob sequestro, no concelho de Mafra, só estará concluído na quarta-feira, disse à agência Lusa o director-geral de veterinária, Agrela Pinheiro.

“Foram hoje destruídas cerca de 60 por cento [entre nove a dez mil aves] e as acções prosseguem na quarta-feira”, disse o responsável.

Agrela Pinheiro confirmou que foi detectado o vírus H5 de baixa patogenicidade nesta exploração avícola, que estava próxima de uma outra onde há uma semana foram mortas 10 mil perdizes.

Depois do abate das perdizes, uma amostragem foi submetida a análise no Laboratório de Investigação Veterinária e deu resultado positivo, disse Agrela Pinheiro.

No abate de hoje dos frangos, numa exploração em Portela, freguesia de santo Estevão das Galés, participaram quatro militares da GNR, seis bombeiros e dez técnicos da Direcção-Geral de Veterinária e os cadáveres das aves foram levados para uma unidade de incineração.

Foi ainda estabelecido um novo perímetro de segurança, alargado para norte e para oeste, uma vez que há uma nova área nessa zona de restrição.

Segundo Agrela Pinhiro, está a ser feito um inquérito epidemiológico “para perceber a eventual origem” do vírus H5.

O director-geral de veterinária deixou ainda um alerta a quem tenha produções caseiras, para que mantenham as aves confinadas de modo a que o vírus não se propague.

Os focos detectados há uma semana nas duas explorações da Lourinhã e Mafra, que ainda se encontram em quarentena, foram erradicados após acções de limpeza e desinfeccção, não havendo indicação de outras explorações para o onde virus se tenha espalhado.

Fonte: Agroportal

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …