Gripe das aves: Ave infectada em Espanha sem alarme para Portugal

O Ministério da Agricultura de Portugal garantiu hoje que a detecção de uma ave com o vírus H5N1 no País Basco, Espanha, não é razão para alarme e que os níveis de alerta continuam os mesmos.

O vírus H5N1 foi detectado em testes feitos a um mergulhão, um tipo de ave aquática, encontrado morto num pantanal de Alava, País Basco, anunciou hoje o director do laboratório de saúde da região.

Ramón Juste disse à agência Europa Press que os testes à ave foram positivos, tendo os resultados sido remetidos para confirmação num laboratório de referência na capital espanhola.

O responsável explicou que a ave não é particularmente migratória, o que leva os especialistas a supor que o vírus terá sido contraído de outra ave migratória e portadora do vírus H5N1.

“É muito difícil conseguir fazer-se um controlo exaustivo de todas as aves migratórias”, afirmou.

Contactado pela Lusa, fonte do gabinete do ministro da Agricultura, Jaime Silva, afirmou que “não há razões para alarme”.

A mesma fonte acrescentou que os procedimentos de controlo e vigilância são os mesmos e que Portugal permanece com os mesmos níveis de alerta.

Portugal está actualmente na fase três do plano de vigilância da gripe, de acordo com a classificação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Nesta fase ainda não há evidência de transmissão pessoa a pessoa.

Fonte: Agroportal

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …