Gripe das Aves: África pede 38,21 M€ para combater doença

África pediu 38,21 milhões de euros durante três anos para fazer face à ameaça da gripe das aves, disse esta terça-feira o representante da União Africana (UA) na conferência mundial de Genebra consagrada à luta contra o vírus.

O continente africano é um destino privilegiado de aves migratórias potencialmente portadores do vírus H5N1 e a Organização Mundial de Saúde (OMS) tinha já manifestado a sua preocupação com a possibilidade de a gripe das aves chegar a África sob a forma mais virulenta e com as consequências daí resultantes.
A OMS sublinhou que a falta de vigilância e a debilidade dos sistemas de saúde vão retardar a identificação do vírus H5N1 e o eventual surgimento de casos humanos da doença no continente.

«A chegada do vírus H5N1 da gripe das aves ao continente africano representará um grande risco para a saúde do homem assim como para os animais», sublinha a agência da ONU.

Com 38,21 milhões de euros, segundo o representante da UA, poderá ser melhorada a vigilância veterinária, os equipamentos e dar formação aos veterinários.

A conferência de Genebra sobre a gripe das aves, que termina quarta-feira, debateu hoje a vacina para os humanos, os stocks de anti-virús, vacinação e abate de aves e a necessidade de criar sistema de detecção fiáveis.

Fonte: Diário Digital

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …