Gripe aviária põe Ucrânia em estado de emergência

As suspeitas confirmam-se. As centenas de aves que apareceram mortas de repente, nos últimos dias, em várias localidades do Sul da Ucrânia estavam infectadas com a variante H5 do vírus da gripe aviária. Embora não se saiba ainda se se trata da estirpe mais perigosa, a detecção dos primeiros casos da doença no país levou ontem o presidente Viktor Iuchtchenko a decretar o estado de emergência na região.

Segundo a Agência Interfax, citada pela Lusa, o vírus da gripe das aves foi detectado em várias explorações de frangos e em patos bravos nas zonas de Sovetskyi e Nijnegorski, na península da Crimeia, no Sul da Ucrânia.

Os resultados dos testes, divulgados ontem por fontes oficiais do Ministério da Agricultura ucraniano, são ainda preliminares, pelo que serão enviados para laboratórios do Reino Unido e da Itália. O objectivo é confirmar se, de facto, se trata da estirpe H5N1, que já matou quase 70 pessoas na Ásia e levou ao abate de milhões de aves.

Independentemente de se tratar ou não da estirpe mais perigosa, a existência de casos da gripe no país levou o Chefe de Estado a reunir de urgência com membros do governo. De acordo com o gabinete de imprensa de Viktor Iuchtchenko, do encontro resultou a decisão de decretar o estado de emergência em quatro localidades da península da Crimeia, assim como a aprovação de outras medidas para travar propagação da doença.

Indonésia. Ao mesmo tempo que se vão multiplicando os casos de aves infectadas na Europa, a doença continua a matar pessoas na Ásia. Ontem, a Organização Mundial de Saúde (OMS) confirmou que foi o vírus H5N1 a provocar a morte de Sri Wahyuni, a 29 de Novembro.

A jovem, de apenas 25 anos, faleceu no Hospital Suklianti Saroso de Jacarta, uma unidade de saúde especializada em doenças infecciosas. Os primeiros testes, realizados na Indonésia, indicavam já a gripe das aves como causa da morte de Sri Wahyuni, mas só ontem foram conhecidos os resultados das análises definitivas efectuadas em Hong Kong, por peritos da OMS.

Com mais esta vítima mortal sobe para oito o número de pessoas que perderam a vida na Indonésia, devido à gripe aviária. Neste momento, há ainda outros cinco indonésios contaminados com o vírus, mas, para já, estão a conseguir sobreviver à doença.

Fonte: DN

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …