Grécia: Nestlé Retira do Mercado 420 Caixas de Leite para Bebés

A multinacional helvética de produtos alimentares Nestlé anunciou hoje ter retirado do mercado na Grécia 420 caixas de leite líquido para bebés, um dia depois de ter recolhido o produto de quatro mercados europeus, incluindo Portugal.

O porta-voz da Nestlé, François-Xavier Perroud, indicou que a decisão, tomada terça-feira por terem sido detectados vestígios de IsopropylThioXantona (ITX) num controlo de rotina realizado em Itália, completa a recolha do produto em todos os países onde estava a ser comercializado (Portugal, Espanha, França, Itália e Grécia).

“Fomos informados ontem à noite (terça-feira) de que na Grécia havia 420 caixas daquele produto no mercado, o que é uma quantidade ínfima”, disse Perroud, citado pela agência noticiosa Associated Press.

“Decidimos também retirar o produto do mercado na Grécia, porque havia o mesmo problema de restos de um composto químico utilizado na embalagem do leite poderem tê-lo contaminado”, acrescentou.

Na terça-feira, a Nestlé retirou cerca de dois milhões de litros do mercado em Itália, indicando que a substância química ITX, utilizada na tinta impressa na embalagem, tinha contaminado o leite.

Dos mercados português, espanhol e francês foram retiradas quantidades de leite muito inferiores.

Perroud afirmou que a responsabilidade da situação cabe à gigante sueca Tetra Pak AG, por ter utilizado uma técnica de impressão nos pacotes que permitiu a passagem daquela substância para o leite, mas insistiu hoje que o ITX não é tóxico e que os produtos foram retirados apenas por precaução.

“Existe um amplo consenso científico de que não há perigo”, disse o porta-voz da Nestlé, acrescentando que mesmo o consumo diário prolongado daquele produto não constitui um risco para a saúde dos bebés.

Segundo Perroud, a Nestlé utiliza os pacotes da Tetra Pak há nove anos.

“Não temos conhecimento de quaisquer casos noutros pontos do mundo onde o leite líquido infantil produzido com aquele produto da Tetra Pak em particular tenha sido colocado no mercado”, afirmou.

Horas antes, os peritos de segurança alimentar da União Europeia indicaram que os vestígios de tinta encontrados no leite para bebés não constituem, aparentemente, um risco para a saúde humana.

Fonte: Lusa

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …