Governo quer distribuição a pagar mais rapidamente

Governo deverá apresentar até ao final de Julho um diploma para acelerar os prazos de pagamento aos agricultores, nomeadamente aos produtores nacionais de leite. A iniciativa deriva de uma proposta da Comissão Europeia para o sector do leite, mas que, no caso português, deve aplicar-se a todos os produtos agrícolas.

O Governo quer obrigar as empresas de distribuição a pagarem mais rapidamente os produtos adquiridos aos produtores agrícolas. A medida vai ser aplicada a nível nacional e vai complementar as propostas que Bruxelas se prepara para apresentar para ajudar os produtores de leite a enfrentar as dificuldades financeiras que atravessam.

No caso português, a medida em causa aplica-se a todos os sectores e, de acordo com o ministro António Serrano, o diploma deverá ser aprovado ainda este mês.

«Os produtores recebem muito tarde quando vendem directamente à distribuição. Não há razão nenhuma para que a distribuição, uma vez que recebe a pronto pagamento a compra dos consumidores, não pague mais rapidamente aos seus fornecedores, considerou António Serrano aos jornalistas à margem de uma reunião dos ministros da Agricultura.

«Esse trabalho, que cada Estado-membro também pode fazer, Portugal está a discuti-lo no sentido de equilibrar um pouco mais a tesouraria das empresas agrícolas, que é de facto um problema real», acrescentou.

Na ocasião, o ministro português defendeu o adiamento da liberalização do mercado do leite, prevista para 2015, mas apesar de partilhada por outros países, a ideia não colhe o apoio suficiente para avançar. Para ser alterada, adiantou, seria preciso a unanimidade entre os titulares da Agricultura dos 27. O ministro defendeu ainda a adopção de um plano especial para a Região Autónoma dos Açores para depois de 2015, uma vez que a produção de leite desempenha um papel fundamental na economia do arquipélago.

Fonte: Anil

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …