Gorduras do leite têm papel numa dieta saudável

A International Dairy Federation (FIL/IDF) ficou satisfeita com as conclusões da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da FAO, de que não existem evidências convincentes de efeitos significativos das gorduras totais da dieta nas doenças cardiovasculares ou no câncro.

A FIL/IDF também notou que na conclusão do relatório há a informação de que o balanço de energia é o factor crítico na manutenção de um peso saudável. Além disso, o relatório mostra que a substituição de ácidos gordos saturados por carbohidratos refinados não tem benefícios em relação a doenças cardiovasculares e podem até aumentar os riscos dessas doenças e do desenvolvimento de síndrome metabólica.

“Essas recomendações estão de acordo com os resultados do simpósio apoiado pela FIL/IDF sobre ‘Actualizações Científicas sobre gorduras lácteas e doenças cardiovasculares’, que destacou que, apesar da contribuição dos produtos lácteos para o teor de ácidos gordos saturados da dieta, não existem evidências claras de que o consumo de alimentos lácteos esteja consistentemente associado com um risco maior de doenças cardiovasculares”, disse o presidente da FIL/IDF, Richard Doyle.

A FIL/IDF disse que está satisfeita em ver que o relatório reconhece as diferentes propriedades biológicas e os efeitos para a saúde de ácidos gordos individuais, incluindo diferentes ácidos gordos saturados, apesar de isso ainda não ter sido traduzido em recomendações dietéticas.

A FIL/IDF enfatiza que os produtos lácteos, que contêm ácidos gordos saturados e gorduras trans de ruminantes, são parte de uma dieta saudável e balanceada. Dada a contribuição dos alimentos lácteos para a ingestão de nutrientes para a população, as recomendações para reduzir o consumo de lácteos independente da natureza do produto lácteo devem ser feitas apenas com cautela.

Fonte: Anil

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …