Fármacos para perda de peso associados a lesões hepáticas

O orlistat – nome do princípio activo dos medicamentos Xenical e Alli, destinados à perda de peso – pode originar lesões hepáticas, alerta o Food and Drug Administration (FDA), a entidade norte-americana que regula a comercialização de fármacos e alimentos.

O laboratório farmacêutico responsável pelos medicamentos refuta essa ligação.

Segundo notícia publicada no sítio da “Scientist.com”, entre 1999 e 2008, a agência norte-americana recebeu 32 relatos de episódios clínicos decorrentes de lesões hepáticas graves em pessoas que tomavam orlistat. Deste total, 27 necessitaram de hospitalização e seis sofreram insuficiência hepática.

Em resposta a estas informações difundidas pelo FDA, no final do mês passado, a GlaxoSmithKline (GSK), responsável pela comercialização dos medicamentos, emitiu um comunicado no qual informa que “o Alli é minimamente absorvido no sangue e trabalha localmente no sistema gastrointestinal. Desta forma, não há mecanismo biológico óbvio que sugira que uma lesão hepática pode ocorrer com o Alli”.

A empresa refere ainda que o “orlistat, o princípio activo do Alli, é mais estudado na medicina no que diz respeito à perda de peso. A sua segurança foi estabelecida a partir de 100 estudos clínicos a mais de 30 mil pacientes”.

A GSK defende ainda que “comunica regularmente com os órgãos reguladores independentes e fornece dados abrangentes de segurança sobre os produtos (da empresa). Qualquer avaliação de rotina de uma entidade reguladora não significa que haja algum risco ou uma relação de causalidade”.

Embora o Xenical só possa ser vendido mediante prescrição médica, o Alli é de venda livre.

Fonte: Saúde na Internet

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …