Falta de chuva no norte da Europa aumenta preço do trigo

Nos principais mercados, o trigo registou uma subida de preço, que variou entre um aumento de quatro por cento na Bolsa de Chicago para cerca de 12 por cento para Maio, em Paris.

O principal factor que motivou esta subida é a crescente preocupação pela ausência de chuvas no norte da Europa, sobretudo na França, Alemanha e Reino Unido, este país a passar pelos meses de Primavera mais secos dos últimos 100 anos.

A seca pode vir a comprometer os rendimentos de uma campanha que parecia ser mais substancial que a anterior, de vido a um crescimento registado nas culturas dos países da União Europeia (UE), como consequência da atracção das boas cotações dos cereais.

Actualmente, em França apenas 46 por cento das culturas de trigo apresentam excelentes condições, contra 60 por cento do mesmo período do ano passado, enquanto no Reino Unido esta percentagem fica pelos 51 pontos, segundo os valores avançados pela ODA, sociedade de gestão de risco do preço. Também na Alemanha, a organização profissional agrícola DBV, alertou para ao perigo em que se encontra a colheita de trigo caso não chova nos próximos dias.

A produção mundial de trigo em 2011 podia alcançar 658 milhões de toneladas, contra 647 milhões registados em 2010, já que os rendimentos são apenas médios devido à seca que se faz sentir, não será possível retirar o rendimento adequado das maiores superfícies cultivadas, segundo a ODA.

Fonte: Agrodigital e Confagri

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …