Exportações de vinho verde cresceram 28 por cento em 2010

As exportações de Vinho Verde cresceram 28 por cento em 2010, e este ano a aposta passa por promover o vinho no mercado polaco, anunciou hoje o presidente da comissão vitícola regional, Manuel Pinheiro.

Num encontro com a comunicação social, o presidente da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) afirmou que 2010 fechou “como ano recorde das exportações de Vinho Verde”, sendo que as vendas para 79 mercados externos “ultrapassaram os 36 milhões de euros”.

Portugal “é o principal mercado” deste vinho, enquanto que os Estados Unidos da América mantêm a liderança dos mercados internacionais, onde chegaram cerca de 3,8 milhões de litros.

“O Vinho Verde representa 42 por cento do total de exportações de vinhos portugueses com denominação de origem controlada”, frisou Manuel Pinheiro, que ressalvou o facto do Vinho do Porto não entrar nesta contabilidade.

A Alemanha é o segundo país para onde mais se exportou o Vinho Verde (2,4 milhões de litros), seguindo-se a França (1,6 milhões de litros), o Canadá (955 mil litros) e o Brasil (933 mil litros).

A Polónia, que aparece em 22.º lugar na tabela de exportações de Vinho Verde, é exactamente o mercado europeu onde a Comissão pretende apostar este ano.

Manuel Pinheiro referiu que “as apostas para 2011 vão sobretudo para mercados onde o Vinho Verde está presente, mas haverá uma inovação, que passa por tentar fazer o desenvolvimento da categoria Vinho Verde no mercado polaco”.

Segundo referiu, a ideia é crescer no mercado polaco através das cadeias de distribuição Jerónimo Martins e grupo Auchan.

“Precisamos de crescer e para fora”, sustentou Manuel Pinheiro, para quem o crescimento no mercado polaco “será feito à custa de preços mais baixos”, uma vez que o produto se destinará a grandes superfícies.

Com um orçamento para 2011 que poderá atingir cerca de cinco milhões de euros, assim que for aprovado “em breve” um projecto de apoio à promoção de vinhos em mercados terceiros, a Comissão prevê investir “cerca de 10 por cento” dessa verba na Polónia, referiu Manuel Pinheiro.

Em Portugal, o Vinho Verde representou no ano passado cerca de 20 por cento da cota de mercado, sendo apenas ultrapassado pelo vinho do Alentejo.

Para este ano, a Comissão prevê realizar, entre outras iniciativas de promoção deste produto “leve, com baixo teor de álcool e fresco”, provas de degustação em Portugal, no Canadá, nos EUA, no Brasil e na Noruega.

Fonte: Confagri

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …