Estados Unidos Vão Fiscalizar Cadeia Alimentar

O governo federal norte-americano vai avançar com um encadeamento de acções de fiscalização da cadeia alimentar em todos os 50 estados. O objectivo é garantir a segurança alimentar e prevenir um ataque terrorista através de agentes biológicos.

Vários especialistas têm vindo a alertar o governo dos Estados Unidos para a vulnerabilidade da cadeia alimentar e para a relativa facilidade com que a mesma pode ser infiltrada. Qualquer ataque neste sector teria um impacto económico devastador, avança a “Reuters”.

Por isso, várias equipas de inspecção vão dirigir-se a todos os estados norte-americanos para rever o sector alimentar, desde a produção até ao consumo final. O secretário da Agricultura, Mike Johanns, disse que «assegurar a segurança do abastecimento alimentar da nossa nação é uma prioridade de topo para o presidente Bush e para o USDA [Ministério da Agricultura]».

A Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos publicou, em Junho, um relatório no qual descreve a hipótese de envenenamento do leite por uma pequena quantidade de determinada toxina; as conclusões do estudo apontam para o adoecimento de até 500 mil pessoas. Os sectores dos sumos, da comida enlatada e de alguns cereais também estão na lista dos produtos facilmente adulteráveis.

O ex-secretário do Serviços Humanos e de Saúde, Tommy Thompson, mostrou-se surpreendido por os Estados Unidos não terem ainda sido alvo de um ataque biológico à cadeia alimentar, uma vez que a mesma está repleta de lacunas de segurança.

Fonte: Reuters e Confragi

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …