Espanha é o Primeiro Fornecedor de Produtos Alimentares de Portugal

A Espanha é o primeiro fornecedor de produtos alimentares de Portugal, pois quase 30 por cento dos produtos correspondentes à indústria alimentar que são importados pelo nosso país têm origem espanhola. Contudo, a imagem dos produtos espanhóis pode ser ainda bastante melhorada, pois o consumidor português normalmente considera-os de menor qualidade.

Essas considerações foram realizadas durante a conferência de apresentação da Alimentaria Lisboa 2007, tendo o jornalista João Neves referido que, por exemplo, os produtos franceses beneficiam de uma muito melhor imagem junto dos consumidores portugueses, levando os distribuidores nacionais a, por vezes, ‘esconderem’ a origem espanhola dos produtos que colocam à venda. Referiu também que, em sua opinião, esta imagem se irá paulatinamente modificando, dando o exemplo de produtos como os presuntos para dar nota dessa melhoria ao nível de uma imagem de qualidade, refere a notícia do site Agroinformación, baseado num despcho da agência Efe.

Na conferência foi referido que nos últimos seis anos, Portugal passou a ser o terceiro cliente dos produtos alimentares espanhóis, sendo que essas importações repesentam 30 por cento do total das importações alimentares nacionais. Foi sublinhado o crescimento do sector agro-alimentar português, crescimento que atingiu os cinco por cento no último ano. No entanto, foi referido que Portugal é deficitário na maioria das categorias alimentares, o que torna a Alimentaria Lisboa um evento atractivo para as empresas que pretendem exportar para o mercado nacional.

Em relação aos expositores – que deverão rondar os mil e quatrocentos – as projecções da organização apontam para que as empresas portuguesas se fiquem por 34 por cento, sendo os restantes europeus (58 por cento) e de outros continentes (8 por cento). A organização espera igualmente a presença de cerca de 36 mil visitantes profissionais, dos quais mais de cem são compradores internacionais das grandes cadeias de distribuição, que forma convidados a estar presentes pela própria Alimentaria.

Fonte: Anil

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …