Efeito benéfico do ácido lácteo na Periodontite

Comer regularmente iogurte e outros alimentos com ácido láctico pode promover a saúde oral, embora o queijo e o leite não tenham o mesmo efeito, aponta um estudo japonês, publicado na revista científica “Journal of Periodontology”.

Esta é uma boa notícia para a prevenção da Doença Periodontal ou Periodontite, associada ao enfraquecimento da gengiva e que conduz à perda dos dentes entre adultos. O estudo sugere que o efeito benéfico provém da actividade probiótica dos lactobacilos.

A equipa, liderada por Yoshihiro Shimazaki, avaliou a severidade do problema em 942 homens e mulheres, com idade entre 40 e 79 anos, bem como o consumo de leite, queijo e alimentos com ácido láctico, entre os voluntários.

Estudos anteriores já tinham identificado uma menor incidência de Doença Periodontal entre pessoas que consomem grandes quantidades de lacticínios, mas não tinham ainda sido verificado que produtos derivados do leite eram os mais benéficos.

O estudo descobriu que as pessoas com Doença Periodontal generalizada (em estágio mais avançado) apresentavam um menor consumo de alimentos com ácido láctico do que as pessoas com Doença Periodontal localizada. O efeito benéfico aparecia nos que consumiam diariamente 55 gramas ou mais de iogurte ou bebidas com ácido láctico.

Fonte: Saúde na Internet

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …