Distribuição deve priorizar produtos nacionais

O ministro da Agricultura apelou às cadeias de distribuição para que dêem prioridade à compra de produtos agrícolas portugueses. Na inauguração da Feira Nacional da Cebola, que decorreu em Rio Maior, António Serrano frisou ser necessário “melhorar as relações entre as estruturas de distribuição e os agricultores”, afirmando ainda que “a distribuição tem que dar prioridade à produção nacional e proteger o nosso agricultor na formação de preços mais justos”.

Considerando o sector como “o mais importante do país”, o ministro afirmou que nos últimos anos, “a agricultura portuguesa tem perdido fulgor, fruto de políticas europeias diversas e contraditórias”. “Hoje não temos os 20 a 30 por cento da população activa na agricultura. Serão cerca de 7 por cento. Mas temos uma agricultura moderna, com gente nova e agricultores inovadores”, sublinhou António Serrano.

O ministro da Agricultura disse ainda que “é necessário valorizar a actividade do agricultor que tantas vezes é socialmente desvalorizada” e apelou aos consumidores portugueses para que “quando forem comprar produtos agrícolas escolham produção nacional. Assim estaremos a ajudar directamente a nossa agricultura porque esta tarefa de recuperação do sector não é apenas uma missão do Governo e de um ministro, é uma tarefa de toda a sociedade”.

António Serrano afirmou também “o compromisso do Governo em ajudar a reforçar a capacidade de organização dos agricultores”, frisando que “o sector tem novas exigências” e que “quanto melhor organizados estiverem os agricultores mais capacidade terão para negociar melhores preços”.

Sobre a Feira Nacional da Cebola, que junta este ano no mesmo espaço 38 ceboleiros e 170 expositores ligados ao setor, o ministro da Agricultura classificou o certame como “um exemplo de uma iniciativa que é não só a recuperação de uma tradição da terra, mas significa um empenho municipal na revitalização da nossa agricultura”.

Fonte: Anil

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …