BEL aumenta preço do leite em 3,25 cêntimos

A BEL decidiu aumentar o preço do leite aos produtores em 3,25 cêntimos. A decisão da administração da empresa deverá oficialmente ser divulgada na próxima segunda-feira, mas uma fonte da empresa confirmou ao Açoriano Oriental que será efectuada uma actualização do preço pago ao produtor nos Açores, beneficiando os produtores que apresentarem o leite com melhor qualidade.

A subida no leite apresentada pela BEL conta com 2,5 cêntimos referentes à sazonalidade do leite, enquanto 0,75 cêntimos são referentes à evolução do mercado do leite em Portugal e na Europa. A subida no leite apresentada pela BEL poderá motivar a Unileite e Insulac a aumentarem o preço do leite pago aos seus produtores a partir do mês de Setembro.

AJAM preocupada com aumentos nas rações
A Associação de Jovens Agricultores Micaelenses (AJAM) está preocupada com a escalada dos custos de produção na lavoura, nomeadamente ao nível do alimento para o gado. “Juntou-se o útil ao agradável: aumento o preço do leite via sazonalidade e uma boa dose de especulação, que bem cozinhados aumentaram em 15 euros por tonelada o preço da ração”, afirma, o presidente da direcção, Hélio Carreiro, em nota enviada à imprensa.

“Se o consumo de ração está relacionado com a produção de leite, e se a nível europeu, de Janeiro a Junho, se verificou uma quebra nas entregas de leite (…) como é que se compreende que as rações subam na Região quando nos restantes mercados a sua procura diminui?”, questiona ainda o dirigente da AJAM.

Ainda a propósito de aumentos, Hélio Carreiro diz temer agravamentos no preço dos fertilizantes, reclamando “um maior sentido de responsabilidade de todos os intervenientes no sector”.

Fonte: Anil

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …