Dieta rica em leite aumenta hipóteses de ter gémeos

Uma dieta rica em produtos lácteos pode aumentar as probabilidades de uma mulher vir a ter gémeos, revela um estudo britânico. A pesquisa, publicada no Jornal of Reproductive Medicine demonstrou que as mulheres que bebiam leite tinham cinco vezes mais hipóteses de vir a ter uma gravidez múltipla do que aquelas que não consumiam qualquer tipo de produto animal.
Segundo os especialistas, a pesquisa oferece uma explicação interessante para o aumento de mais de 50% no número de gravidezes de gémeos nos últimos 30 anos. Até ao momento, a massificação dos tratamentos de fertilidade era o principal factor apontado.

O estudo comparou as taxas de gravidez de gémeos de mulheres que tinham uma dieta que incluía leite com aquelas de mulheres que seguiam regimes alimentares vegan, sem produtos de origem animal.

Os investigadores acreditam que uma proteína encontrada no fígado dos animais pode estar na origem dos números. A IGF está presente no leite de vaca e noutros produtos de origem animal.

É conhecido o efeito que tem nas mulheres, tornando os ovários mais sensíveis e aumentando o número de óvulos produzidos. Níveis mais altos de IGF melhoram as hipóteses de sobrevivência dos embriões na fase inicial de desenvolvimento.

O efeito dos produtos de origem animal é maior nos países desenvolvidos, como os Estados Unidos, em que é permitido alimentar os animais com produtos enriquecidos com hormonas de crescimento.

Fonte: Diário Digital

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …