Consumo excessivo de carne e lacticínios gordos pode afectar qualidade do esperma

Homens que comem grandes quantidades de carnes processadas e lacticínios não desnatados apresentam espermatozóides de pior qualidade do que os daqueles que comem mais frutas, vegetais e lacticínios com pouca gordura, aponta um estudo publicado na revista “Fertility and Sterility”.

No estudo, liderado por Jaime Mendiola do Instituto Bernabeu em Alicante, Espanha, foram avaliados 61 homens que recorreram a uma clínica de fertilidade. Os investigadores verificaram que, entre os homens que apresentavam sémen de pior qualidade, cerca de metade consumia geralmente carnes processadas e lacticínios gordos. Por outro lado, a ingestão de mais frutas e lacticínios magros foi associada a uma melhor qualidade do esperma.

Os autores explicaram à Reuters Health que os antioxidantes presentes nas frutas podem proteger o esperma. Outro factor que poderia explicar a relação é o facto de as carnes e lacticínios gordos exporem os homens a substâncias denominadas “xenobióticos” – que incluem esteróides e químicos presentes no ambiente, tais como os pesticidas, que produzem efeitos semelhantes aos do estrogénio.

Fonte: Saúde na Internet

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …