Confirmada presença de vírus H5N1 na Ucrânia

Diversas análises mostraram a presença do vírus da gripe das aves H5N1, passível de se transmitir ao homem, em amostras levantadas na Crimeia, sul da Ucrânia, confirmou sexta-feira o ministro da Política Agrícola ucraniano, Olexandre Baranivski.

Num discurso em directo na televisão ucraniana ICTV, o ministro declarou: «Só hoje tivemos confirmação oficial de que temos o H5N1».

A presença deste vírus na Ucrânia foi anunciada quinta-feira pelo Ministério da Agricultura, que citava resultados preliminares de análises realizadas na Rússia.

A gripe das aves foi até ao momento descoberta em nove localidades da península ucraniana de Crimeia, banhada pelo Mar Negro.

Em oito outras localidades da península, nomeadamente na cidade central de Simféropol, um grande número de aves domésticas morreram, mas o diagnóstico da gripe das aves ainda não foi confirmado oficialmente, segundo um comunicado do Ministério.

Até ao momento, os focos de gripe das aves concentram-se no nordeste da Crimeia.

Entretanto, as autoridades japonesas receberam ordens para matar 19.000 galinhas, depois de análises efectuadas que mostram que as aves estavam infectadas, indicou o governo da prefeitura de Ibaraki, no leste do Japão, noticiou hoje a agência Kyodo.

Análises feitas às aves de uma quinta do município de Ibaraki, perto de Tóquio, mostraram que estas tinham sido infectadas pelo vírus H5, precisou fonte do governo.

Cerca de 1,74 milhões de aves foram mortas no Japão por receio da propagação da gripe das aves.

Entretanto, o Ministério da Agricultura da Turquia anunciou hoje em Ancara que a ameaça deste tipo de gripe no noroeste do país tinha sido afastada, precisando que já tinha sido enviado um relatório sobre o assunto à União Europeia e à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

O relatório, enviado quinta-feira, indica que «a doença foi completamente erradicada na Turquia», após o abate de 10.147 aves e depois de terem sido feitos mais de 3.000 testes por todo o país e em aviários da província de Balikesir.

Em Bruxelas, a França propôs hoje, durante um conselho de Ministros da Saúde europeus, a criação de stocks comunitários de antivirais para enfrentar uma eventual pandemia ligada à gripe das aves.

«É imperativo que cada país se dote de stocks e que, a partir de 2006, a UE constitua um stock de antivirais», explicou o Ministro da Saúde francês, Xavier Bertrand, à margem da reunião.

A ideia de um stock europeu já tinha sido lançada pela Comissão Europeia durante uma reunião informal de Ministros da Saúde em Outubro, no Reino Unido, mas ainda não foi alcançada nenhuma resolução.

Na próxima semana, será apresentado um vasto plano regional de luta contra a gripe das aves na cimeira da Ásia, em Kuala Lumpur, na Malásia, que reúne os países mais atingidos pela epidemia, anunciou hoje um responsável.

O dispositivo «estabelecerá uma estratégia regional preparada para enfrentar epidemias de gripe das aves», disse a mesma fonte.

Este programa compreenderá medidas para armazenar vacinas e antivirais e assegurar o acesso a estes produtos, precisou.

Na Tailândia, um rapaz de cinco anos morreu vítima da gripe das aves, elevando para 14 o número de vítimas mortais da doença no país, anunciaram hoje as autoridades de saúde.

A criança morreu quarta-feira num hospital do distrito de Ongkharak, na província central de Nakhon Nayok.

Fonte: Diário Digital

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …