Comunicado de Imprensa: A EFSA recolhe dados sobre corantes

COMUNICADO DE IMPRENSA
Corantes alimentares: pedido de dados para suporte à reavaliação

Hoje a EFSA lançou um pedido de dados sobre corantes alimentares no âmbito da reavaliação sistemática de todos os aditivos alimentares autorizados nos Estados Membros.

A EFSA foi questionada pela Comissão Europeia para fazer este trabalho no interesse da protecção dos consumidores, tendo em conta todas as novas informações que surgiram desde que foi feita a avaliação original e dando prioridade máxima aos corantes.

A EFSA emitirá recomendações científicas sobre corantes no início de 2007.

O Comunicado dirige-se a todas as partes interessadas que deverão incluir toda a informação possível nas reavaliações.

Para garantir um elevado nível de segurança dos consumidores, todos os aditivos alimentares autorizados nos EU foram avaliados pela sua segurança e a legislação europeia em aditivos alimentares exige que estas substancias sejam re avaliadas sempre que necessário à luz de novas informações cientificas e quando as condições de utilização sejam alteradas.
A EFSA foi encarregue pela Comissão Europeia de realizar reavaliações sistemáticas dos aditivos alimentares autorizados para garantir que a segurança destes aditivos seja regularmente avaliada face a estudos mais recentes e qualquer outra nova evidência.

A EFSA deu total prioridade aos corantes, como foi solicitado pela Comissão, porque foram os primeiros aditivos a serem avaliados segundo a legislação Europeia, e porque foram divulgados vários novos estudos disponíveis desde a realização da primeira avaliação. No âmbito deste trabalho serão reavaliados nos próximos meses, pelo AFCPainel da EFSA, 45 corantes.

A EFSA pretende para estes corantes:
– toda a informação sobre segurança que não tenha sido considerada na avaliação anterior, a sua utilização em alimentos, a pureza dos aditivos e os métodos de produção.

Para além das Autoridades de Segurança Alimentar Nacionais, a EFSA está particularmente direccionada para os fabricantes, produtores e outros operadores económicos. A EFSA tem contactado directamente outras entidades para solicitar toda a nova informação disponível e tem publicado no seu site um pedido neste sentido.

_____________________________

Notas :

A legislação comunitária de aditivos alimentares consiste numa Directiva Quadro e em três Directivas específicas (em corantes, edulcorantes e outros aditivos alimentares). Baseia-se no princípio que apenas aqueles aditivos que estão explicitamente autorizados podem ser utilizados.

Previamente à sua autorização, os novos aditivos alimentares serão avaliados quanto à sua segurança pela Autoridade de Segurança Alimentar Europeia.

Mais informação sobre questões regulamentares serão avaliadas pela Comissão Europeia DG Saude e Protecção dos Consumidores (ver http://ec.europa.eu/food/food/chemicalsafety/additives/comm_legisl_en.htm).

For media enquiries, please contact:
E-mail: [email protected]

Carola Sondermann, Senior Press Officer
Tel: + 39 0521 036 294
Mob: + 39 347 997 8005
or
Anne-Laure Gassin, EFSA Communications Director
Tel : + 39 0521 036 248
Mob : + 39 348 640 3434

Fonte: www.asae.pt

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …