Comissária da Agricultura elogia investimento português na produção de azeite

A comissária europeia para a Agricultura, Mariann Fischer-Boel, elogia, em entrevista à agência Lusa, os agricultores portugueses que apostaram na produção de azeite, incentivando os europeus a investir em produtos de qualidade.

“Os produtores de azeite estão a ir extremamente bem”, disse a comissária, questionada sobre os resultados do sector em Portugal. O azeite é um dos produtos mais bem sucedidos dos países do Sul da Europa, incluindo Portugal, considerou.

Fischer-Boel recorda que, “ainda não há muitos anos, quando se entrava no supermercado, azeite era simplesmente azeite”. Mas que, actualmente, há muitas variedades, com vários graus de acidez e oriundas de diferentes plantações devidamente identificadas”, pelo que o consumidor sabe exactamente que produto está adquirir.

Por outro lado, referiu ainda, os consumidores estão preparados para pagar o preço devido por um produto de “extraordinária qualidade”.

Fischer-Boel diz o sector do azeite se enquadra na sua política para a agricultura europeia. “Encaixa perfeitamente na minha estratégia para a agricultura europeia: precisamos de produzir qualidade, qualidade e qualidade”, diz.

Nos países do Sul da Europa as principais produções agrícolas dividem-se pelos sectores da hortofruticultura – alvo de uma recente reforma -, olival, arroz, tabaco e algodão.

A intenção da Comissão Europeia é investir na qualidade e na segurança alimentar. “A situação em que vivemos agora é completamente nova”, referiu Fischer-Boel, acrescentando que há poucos anos se debatia o que fazer com os excedentes e a intervenção no mercado.

“Hoje não temos intervenção, temos preços elevado, pelo que a questão do futuro é a da segurança alimentar, garantir que temos alimentos suficientes para as pessoas”, sublinhou, acrescentando ser este o desafio a enfrentar.

Os ministros da Agricultura da União Europeia reúnem-se de domingo a terça-feira no Porto num encontro que também contará com a presença da comissária europeia responsável pela Agricultura.

O encontro será liderado por Jaime Silva, ministro da Agricultura de Portugal que, até ao fim do ano, assume a presidência da União Europeia – pela terceira vez desde que o país aderiu ao bloco europeu em 1986.

Fonte: Confragi

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …