Combinação café com açúcar melhora a aprendizagem e memória verbal

Estudo publicado na revista “Human Psychopharmacology: Clinical and Experimental”

O consumo combinado de cafeína e glicose pode ajudar a prolongar a atenção, aprendizagem e memória verbal, refere um estudo realizado por investigadores da Universidade de Barcelona, Espanha.

O estudo contou com a colaboração de 72 pessoas, com idade entre os 18 e os 25 anos, e teve como objectivo analisar os efeitos da ingestão de diferentes bebidas: na primeira hora depois de acordar e em jejum. As bebidas tidas em análise foram a água (150 ml), água com 75 miligramas de cafeína, com 75 gramas de açúcar e água com 75 miligramas de cafeína e 75 gramas de glicose.

A partir daí, os investigadores estudaram os efeitos destas bebidas sobre a atenção, destreza manual, funções visuais, espaciais, frontal e de memória (imediata e a longo prazo) e o estado subjectivo. Os resultados mostraram que a administração conjunta destas duas substâncias, cafeína e açúcar, tem efeitos benéficos sobre a atenção e aprendizagem nos indivíduos, bem como na memória verbal. Da mesma forma, também mostrou que, quando essas substâncias se administraram individualmente, os efeitos benéficos obtidos eram parciais, em comparação com os observados na combinação de cafeína e glicose.

Uma revisão científica intitulada “A cafeína na prevenção de lesões e erros no trabalho por turnos”, realizada pela Escola de Medicina Tropical espanhola, verificou que o consumo de cafeína pode ajudar a reduzir o número de erros, melhorando o desempenho das pessoas que trabalham em turnos. O estudo, publicado na revista “The Cochrane Collaboration”, foi baseado na análise de treze investigações científicas que avaliaram os efeitos da cafeína sobre as lesões, erros e rendimento cognitivo em pessoas com idades entre os 20 e 30 anos, com jet lag ou com transtornos resultantes do trabalho por turnos.

Fonte: Saúde na Internet

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …