Cientistas criam vacas que produzem leite mais saudável

Cientistas neozelandeses conseguiram criar vacas que produzem leite com menos gordura saturada que o normal e com grande quantidade de gorduras poliinsaturadas, boas para a saúde, como o ômega-3, informou o jornal britânico The Sunday Times. Essas vacas, que sofreram uma mutação genética particular, descendem de uma fêmea descoberta pelos especialistas entre milhões de animais estudados na Nova Zelândia.

Os cientistas da ViaLactia, a empresa de biotecnologia neozelandesa responsável pela descoberta, batizaram a vaca de Marge. Segundo o director do laboratório, Russell Snell, Marge tem o aspecto de uma vaca frísia normal, mas difere em aspectos cruciais. O animal “produz um nível normal de proteínas em seu leite, mas muito menos gordura, (..) e o leite caracteriza-se também por níveis elevados de ômega-3”.

A dúvida era se as novilhas que nascessem dessa vaca herdariam ou não a capacidade de produzir esse mesmo tipo de leite, como acabou sendo comprovado. A empresa neozelandesa, com sede em Auckland, afirma que os primeiros rebanhos dessas vacas começarão a ser vendidos a partir de 2011. A empresa espera que os machos nascidos de Marge também sejam portadores dos mesmos genes que as fêmeas, porque, dessa forma, poderiam ser obtidas “centenas de milhares de vacas como Marge”.

Os cientistas da companhia ainda não conseguiram identificar os genes especiais da vaca, mas acreditam que descobrirão em breve. Uma breve descrição da pesquisa da ViaLactia será publicada proximamente na revista Chemistry & Industry.

Fonte: Anil

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …