CAP e SGS sensibilizam para a Segurança Alimentar na Feira Nacional de Agricultura

A Feira Nacional de Agricultura vai ser auditada em matéria de segurança alimentar pela primeira vez na sua edição deste ano numa operação conjunta entre a CAP (Confederação dos Agricultores de Portugal) e a SGS Portugal. A Feira decorre entre os dias 2 a 10 de Junho no CNEMA, em Santarém.

Esta iniciativa inédita enquadra-se na estratégia de qualidade e segurança alimentar que a organização adoptou para este evento, tendo para isso investido na formação dos técnicos envolvidos e dos responsáveis pela restauração presentes na feira.

Para o efeito, as duas entidades irão levar a cabo nas instalações do CNEMA uma acção de sensibilização “Boas Práticas de Higiene e Segurança Alimentar”, que irá decorrer no dia 1 de Junho, e será de participação gratuita para todos os profissionais de restauração presentes no certame.

Com 2 horas de duração, a acção tem como objectivo sensibilizar os participantes para as responsabilidades e actividades inerentes à garantia da higiene e segurança dos alimentos, e versará importantes assuntos como o código de Boas Práticas de Higiene; conceitos de Autocontrolo, Higiene e Segurança Alimentar; Higiene Pessoal; Instalações, Qualidade da Água; Resíduos/Lixos e Rastreabilidade.

“Esta iniciativa é a primeira de uma série que a CAP tenciona realizar em colaboração com a SGS Portugal, no sentido de ajudar as empresas agrícolas a cumprir as regras comunitárias relativas à segurança alimentar, nomeadamente o HACCP” explica Ana Frazão, responsável da CAP por este programa.

“Os requisitos legais para produzir e servir alimentos considerados seguros estão cada vez mais exigentes. Por isso é de extrema importância chegar aos profissionais directamente responsáveis pelas operações de processamento e serviço de alimentos, de modo a sensibilizá-los para o conjunto de condições obrigatórias a verificar para garantir a produção dos respectivos alimentos de forma adequada e com a qualidade desejada”, esclarece Susana Iglésias, directora de Formação do Grupo SGS Portugal.

Ainda no âmbito da estratégia de qualidade e segurança alimentar da Feira Nacional de Agricultura, serão realizadas auditorias aos estabelecimentos de restauração e venda de produtos alimentares presentes na Feira, também por técnicos da SGS Portugal. “Recorreremos ao nosso sistema SGS Mobile Reporter que assenta na utilização de PDA’s em substituição dos habituais ‘papel e caneta’, o que permite o tratamento automático dos dados recolhidos”, acrescenta Anabela Gonçalves, directora da Divisão Consumer Testing Services da SGS Portugal.

Fonte: Agroportal

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …