Cereais: Reflexo da situação dos mercados nas negociações da PAC

O preço dos cereais, desde Agosto de 2010, têm vindo a subir. Esta semana, Chicago verificou um novo aumento motivado pela notícia de que a seca poderá comprometer as colheitas de milho e soja no Brasil e Argentina, para além dos efeitos das inundações na produção de trigo na Austrália.

Este evolução de preços não parece em linha com os resultados da colheita da campanha de comercialização 2009/2010, a terceira melhor da história, atingindo os stocks mais altos dos últimos oito anos.

Depois da apresentação da comunicação da Comissão Europeia (CE) sobre a política agrícola comum (PAC) depois de 2013, cada Estado-membro fixa a sua posição face à publicação dos primeiros textos legislativos. Para além disso, também se sucedem os contactos mais ou menos oficiais entre os distintos países, que procuram assentar posições comuns em matérias consideradas prioritárias.

A situação dos preços altos do mercado não é ainda definitiva para as próximas negociações do futuro da PAC, Actualmente a União Europeia (UE) está dividida em dois blocos, um dirigido pelo reino Unidos e apoiado por países como a Dinamarca, Suécia e Holanda, que querem contar com um orçamento mínimo e que a produção agrícola comunitária se auto-regule de acordo com o mercado mundial.

O segundo grupo defende uma PAC forte, com orçamento e constituída com medidas não apenas sustentáveis, mas também ferramentas de mercado adequadas, de forma a evitar excessivas movimentações dos preços.

A actual volatilidade do mercado pode reforçar os argumentos dos países a favor de uma PAC mais forte, para defender a sua posição, já que o mercado não se movimenta por uma situação de oferta e procura real, mas sim por situações de especulação.

Os bancos centrais já alertaram acerca do efeito da subida das matérias-primas no custo da alimentação, as quais têm reflexo na cotação dos cereais e prejudicam os produtores devido aos novos aumentos e preços altos da alimentação.

Fonte: Agrodigital e Confagri

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …